A música
pode contribuir para tornar esse ambiente mais alegre e favorável à
aprendizagem, afinal “propiciar uma alegria que seja vivida no
presente é a dimensão essencial da pedagogia, e é preciso que os esforços dos
alunos sejam estimulados, compensados e recompensados por uma alegria que possa
ser vivida no momento presente” (SNYDERS, 1992, p. 14).
Além de contribuir
para deixar o ambiente escolar mais alegre, pode ser usada para proporcionar
uma atmosfera mais receptiva à chegada dos alunos, oferecendo um efeito
calmante após períodos de atividade física e reduzindo a tensão em momentos de
avaliação, a música também pode ser usada como um recurso no aprendizado de
diversos eixos na educação infantil.
Gainza
(1988) afirma que as atividades musicais na escola podem ter objetivos
profiláticos, nos seguintes aspectos:
Físico: oferecendo
atividades capazes de promover o alívio de tensões devidas à instabilidade
emocional e fadiga;
Psíquico: promovendo
processos de expressão, comunicação e descarga emocional através do estímulo
musical e sonoro;
Mental: proporcionando
situações que possam contribuir para estimular e desenvolver o sentido da
ordem, harmonia, organização e compreensão.
AS MÚSICAS QUE COSTUMAMOS OUVIR
O trabalho com musicalização infantil na escola é um poderoso instrumento que desenvolve, além da sensibilidade à música, fatores como: concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina. Conforme Barreto (2000, p.45):
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Aprecia-se em especial as músicas: oito anos, fico assimsem você e ciranda da bailarina |
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A música preferida deste é o lindo balão azul |
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Especialmente neste mês de abril em homenagem ao grande escritor Monteiro Lobato |
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As músicas preferidas: os dedinhos, o trem de ferro,;Piuí,piuí,piuí; o palhacinho e se você está contente |
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