Sem o estudo da
Psicomotricidade não podemos compreender com profundidade
como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se
expressar pôr meio deste corpo, localizando-se no tempo e no espaço.
A Psicomotricidade
contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema
corporal, o que facilitará a orientação espacial.
Para que ocorra o
Desenvolvimento Psicomotor, faz-se necessário compreender a ação da Pré-Escola
na estimulação do desenvolvimento psicomotor da criança. Não como um trabalho
estanque no currículo pré-escolar, mas sim como um cuidado especial da
professora em oferecer através das atividades livres e criadoras do dia-a-dia
da Pré-Escola, estímulos ao desenvolvimento das percepções e dos movimentos,
não se perdendo de vista o ser como um todo, único e essencialmente psicológico
e social”. (Rita de Cássia Martins Barbosa”: Curso ESAB)
As atividades realizadas na Pré Escola, devem ser da
escolha da criança para que haja livre expressão. Desta forma, a criança estará
desenvolvendo atitudes de iniciativa, responsabilidade, direção da própria
atividade e criatividade. Mas se o trabalho proposto se resumir a fazer a
criança seguir linhas,cobrir pontinhos ou áreas pré-determinadas, a criança
estará aprendendo a executar tarefas sem considerar se os motivos que as
originam são verdadeiros como provenientes de necessidades sua,ou não e pode
até formar uma barreira caso resolva comparar o padrão das suas produções com
as dos adultos.
Alguns exemplos de
materiais que estimulam a psicomotricidade:
Alinhavos:
Os alinhavos são materiais que estimulam a coordenação viso-motora, a direcionalidade e o controle do tônus muscular.
Existem modelos disponíveis no comércio, estruturados em vários materiais, desde peças de madeira a emborrachados e tecidos.
Dependendo do tipo da figura, os alinhavos podem servir para a ampliação de conhecimentos de diversas áreas e para serem usados com crianças de diversas idades.
É preciso ter
cuidado na escolha do material! Às crianças pequenas não devem ser oferecidas
agulhas, mesmo que sejam sem ponta, porque podem oferecer perigo de acidentes. O mais indicado é um cordão de sapato ou fios de lã ou barbante com as pontas
envolvidas em cola plástica, de forma que estejam endurecidas e facilitem o
trabalho.
Com crianças muito
agitadas ou hiperativas os alinhavos trazem como resultado, além do que já foi
citado, maior concentração e controle da impulsividade.
Enfiagens:
A ação de enfiar é
uma das que mais desenvolve a coordenação viso-motora e a direcionalidade. Tal
atividade pode também ser útil quando se pretende trabalhar noções matemáticas
importantes para a construção da ideia de número, tais como as de ordem e
série.
O importante é a escolha do material. As contas ou qualquer outro material utilizado não devem ser muito pequenos, porque o tamanho está intimamente ligado à habilidade necessária para o seu manuseio Quanto menor o material, mais habilidade manual exige. O fio não deve ser muito fino e tem que possuir a flexibilidade necessária para que as crianças possam manuseá-lo sem muito esforço e tensão suficiente para que os objetos não se soltem durante a enfiagem. Os mais indicados são os de algodão.
O importante é a escolha do material. As contas ou qualquer outro material utilizado não devem ser muito pequenos, porque o tamanho está intimamente ligado à habilidade necessária para o seu manuseio Quanto menor o material, mais habilidade manual exige. O fio não deve ser muito fino e tem que possuir a flexibilidade necessária para que as crianças possam manuseá-lo sem muito esforço e tensão suficiente para que os objetos não se soltem durante a enfiagem. Os mais indicados são os de algodão.
Os Quebra-Cabeças
Os quebra-cabeças
são jogos que desenvolvem fundamentalmente, mediante exercícios manuais de
coordenação viso-motora, a capacidade de análise e síntese por meio de
sucessivas desintegrações e integrações do “todo” e suas partes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário