"ANTES DE ENSINAR A LER, É PRECISO ENSINAR A GOSTAR DE LER"
JUSTIFICATIVA
"É notório que as histórias estão presentes em
nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros
significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade,
ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar.
Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e
colabora na aprendizagem da leitura e escrita. Por isso, é importante
favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu
repertório. Isso só é possível por meio do contato regular das crianças com os
textos, desde cedo, e de sua participação frequente em situações diversas de
conto e leitura. Sabe-se que os educadores são os principais agentes na
promoção dessa prática e a escola, o principal espaço para isso."
História dos três porquinhos |
Assim, pensando na grande contribuição que daria este projeto de leitura na vida educacional de cada um dos meus alunos do Período I é que decidi colocá-lo em prática a partir do mês de junho, uma vez que desde o início do ano letivo não era outra a intenção de favorecer o gosto pela leitura desde muito cedo. A começar pelo ambiente acolhedor e propício para este fim, apreciação e inserção prazerosa no mundo letrado. Portanto, o projeto “Era uma vez...” visa fazer com que a criança tenha prazer em ouvir, ler, assistir e por que não contar histórias? E a ideia de utilizar a sacola com o material ilustrativo é uma forma a mais de mostrar às crianças a maravilha que é o mundo da leitura.
História dos três porquinhos |
Todos os alunos do Período I - A e D
História dos três porquinhos |
Proporcionar situações de leitura compartilhada.
Aproximar os alunos do universo escrito e dos
portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los,
reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar
sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e
construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler ou contar.
Fazer com que construam o hábito de ouvir e
sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
Familiarizá-los com histórias e ampliar seus
repertórios.
Participação em situação de conto e leitura de
histórias.
Escuta atenta e prazerosa de histórias.
Observação e manuseio de livros.
Desenvolver na criança a facilidade de se
expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
Sacola do projeto de leitura "Era uma vez...os três porquinhos" por Simone Bahia |
METODOLOGIA
Haverá uma sacola com um livro ou material ilustrativo
para que a criança possa usá-lo para ler, ainda que não convencionalmente, ou contar
a história ouvida e lida na sala de aula em casa para os familiares. Os alunos,
que serão sorteados, levarão a sacola para casa. Assim no dia seguinte durante
a roda de conversa eles poderão contar a sua maneira a história ou relatar aos
colegas e a educadora como foi o momento de leitura em casa.
Sacola do projeto de leitura "Era uma vez...Chapeuzinho Vermelho" por Simone Bahia |
PERÍODO
Junho a dezembro/2013
( Inicialmente com as histórias infantis: "Os três porquinhos" e "Chapeuzinho Vermelho")
Sacola do projeto de leitura "Era uma vez...Chapeuzinho Vermelho" por Simone Bahia |
Sacola do projeto de leitura "Era uma vez...Chapeuzinho Vermelho" por Simone Bahia |
Sacola do projeto de leitura "Era uma vez...Chapeuzinho Vermelho" por Simone Bahia |
AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno leitor e contador de histórias no seu cotidiano.
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno leitor e contador de histórias no seu cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário