quarta-feira, 5 de novembro de 2014
IMPORTÂNCIA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"Torna-se
imprescindível a inserção da literatura Afro-Brasileira e Africana também na
educação infantil, uma vez que trará contribuições como a DESCONSTRUÇÃO do
imaginário PRECONCEITUOSO, estabelecendo a importância do povo africano e a sua
cultura na construção da história brasileira, valorizando-os positivamente por
meio da escola, buscando mecanismo de transformação social para a construção de
uma sociedade mais justa e igualitária nas relações culturais e na união de
forças para a valorização da diversidade."
Mais uma vez espero que seja prazeroso o momento de leitura em casa. NOVEMBRO é
o mês que comemoramos o “DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”, sendo assim, as leituras
desse mês trarão as lindas histórias: “QUAL É A COR DO AMOR?”, "A LINDA
GAROTA DE ANGOLA" e "MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA"
Mais uma vez espero que seja prazeroso o momento de leitura em casa. NOVEMBRO é o mês que comemoramos o “DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”, sendo assim, as leituras desse mês trarão as lindas histórias: “QUAL É A COR DO AMOR?”, "A LINDA GAROTA DE ANGOLA" e "MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA"
![]() |
Qual é a cor do amor? |
quinta-feira, 24 de abril de 2014
domingo, 20 de abril de 2014
FELIZ PÁSCOA A TODOS!
A PÁSCOA
APRENDI QUE A PÁSCOA É VIDA
NOVA, É AMOR!
AGORA JÁ SEI.
A PÁSCOA É
RESSURREIÇÃO DO SENHOR.
GANHAR CHOCOLATE É BOM!
O MAIS
IMPORTANTE,
A CADA DIA,
É SER MELHOR,
VIVER EM PAZ E ALEGRIA
TEXTO DE WENIDARC CINTRA
sexta-feira, 18 de abril de 2014
DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
“A criança deve ser estimulada desde a mais
tenra idade a ter contato com livros e a leitura dos mesmos, apesar de não
saber ler convencionalmente. Assim estará pronta para ler antes da época
esperada, pois teve um contato constante e regular com livros de história e
leitura compartilhada antes do aprendizado formal.”

Lembrancinha do dia nacional do livro infantil
"Antes de ensinar a ler, é preciso ensinar a gostar de ler."
“O aluno oriundo da Educação Infantil, ao chegar
às séries iniciais do Ensino Fundamental, deve ter o hábito de ler mesmo sem
saber ler convencionalmente e isto acontece com a leitura feita de maneira
rotineira pelo professor que utiliza estratégias de leitura
de forma criativa e estimulante. Com esta prática amplia-se o conhecimento, a
busca incessante pelas informações e consequentemente outras competências se
desenvolvem de forma natural, como o senso crítico para questionar, entender e
fazer entender a sua realidade e realidade do mundo em que ele está inserido e,
desta forma, formando-se um aluno ativo e crítico.”
![]() |
Momento de leitura: Diariamente exceto segunda-feira as crianças recontam a história que já ouviram na escola para colegas na sala de aula e em casa para os pais |
![]() |
Leitura livre |
![]() |
Momento de leitura: Chapeuzinho Vermelho |
![]() |
Leitura livre |
![]() |
Faz parte da rotina da sala as crianças se fantasiarem como alegorias do canto da fantasia |



Leitura livre


![]() |
Lembrança do dia nacional do livro infantil |

![]() |

![]() |
Atividade alusiva ao dia nacional do livro infantil |
![]() |
Lembrancinha do dia nacional do livro infantil |





![]() |
Atividade alusiva ao dia nacional do livro infantil |
![]() |
Dia Nacional do Livro Infantil |


“Uma criança, por exemplo, que vê bons filmes,
desenhos animados, lê livros, participa de atividades variadas, que canta,
dramatiza, enfim, que utiliza várias linguagens, amplia seus horizontes, a sua
visão. Quanto mais experiências ela tem, mais ela amplia sua leitura de mundo.”