Visitantes

sexta-feira, 1 de junho de 2012

UM ANO DO JORNAL FU' CHICO NUNES


   

Exposição das 14 edições do "Jornal Fu' Chico Nunes" no pátio da escola.

É maravilhoso ver o interesse e o prazer que  nossos alunos têm ao lerem o jornal escrito por eles mesmos.                                                                                                                                                                                                             



         O jornal é uma metodologia que faz parte do planejamento há muito tempo. Então de uma forma muito tímida criamos um pequeno projeto para trabalhar com o jornal, durante o mês de junho do ano de 2011, com a turma da 8ª A. Planejamos quatro edições ao longo do mês. O projeto foi apresentado a Coordenadora Pedagógica Simone Bahia que abraçou com um entusiasmo muito grande. E fazendo referência com o nome da escola surgiu (ideia dos alunos) que o Jornal fosse “Fu'Chico Nunes”. O interesse da turma nos contagiou e a cada edição as expectativas eram superadas.
         A utilização do jornal na aula permite que os educandos estabeleçam uma ligação entre os conteúdos ensinados na escola e suas realidades.
         O jornal provoca mudança visto que gera essa interação entre a realidade dos alunos e a realidade escolar.
             A coordenação propôs que o projeto fosse estendido até o final do ano, e assim foram editadas oito edições do Fu’Chico Nunes até o fim do ano letivo, que eram esperadas ansiosamente pelos nossos leitores.
          O jornal foi ganhando uma proporção e saiu dos muros da escola atingindo um número maior de leitores. E uma das edições foi até publicada no site da AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros graças a outro projeto desenvolvido na escola realizado em parceria com excelentíssimo juiz de direito da comarca de Rondon do Pará Dr. Gabriel Costa Ribeiro. O Fu’Chico Nunes é um jornal privilegiado, pois conta com forte parceria da coordenadora pedagógica Simone Bahia. O nosso jornal faz história, completou dia 30 de maio um ano de vida, nós educadores da escola Professor Francisco Nunes temos uma grande satisfação, pois o nosso objetivo tem sido alcançado ao percebermos o interesse dos alunos pela pesquisa, pela leitura e escrita. E a empolgação e o interesse dos alunos são cada vez maiores. Em 2012 o trabalho continua agora com as duas turmas das 8ª séries dos turnos matutino e vespertino. Parabéns Fu'Chico Nunes!

Ana Maria Aguiar Goulart
Professora de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário