Visitantes

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O NOME PRÓPRIO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


           O nome próprio tem uma carga afetiva para a criança, além de marcar sua identidade, é o início da compreensão do sistema de escrita, sendo este a referência para as outras escritas. É uma forma estável que fornece índices de leitura para a criança: a letra inicial e a letra final. Através do nome, a criança aprende convenções (escrita da esquerda para a direita), o nome das letras e a sequência das letras na escrita (Meyer, 2004).




É importante realizar um trabalho intencional que leve ao reconhecimento e reprodução do próprio nome. 

 A escrita do nome fornece às crianças um repertório básico de letras que lhes servirá de fonte de informação para produzir outras escritas.


Escrita da letra inicial do nome 





Identificando o nome 













Atividade em sala: escrita, identificação e colagem da letra inicial do nome. 





Eles ainda não conseguem recortar corretamente a letra inicial do nome, apesar de identificá-la em livros e revistas.







Conteúdos trabalhados na aula: letra inicial do próprio nome e cores primárias 

Na rotina da sala de aula, em especial na Educação Infantil; sugere-se o momento da “chamadinha” onde o educador trabalha com os nomes das crianças da turma. Além de ajudar na socialização, este momento colabora para a ampliação e consolidação do conhecimento sobre escrita que as crianças já têm e que "colocam em prática" nesse momento.
Chamadinha: cartaz de pregas com os nomes das crianças


Fazendo a  letra inicial do nome utilizando palitos de picolé.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pelas atividades

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Simone. Ótimas atividades. Usarei como inspiração para trabalhar o nome com os meus pequenos.

    ResponderExcluir
  3. Muito divertida, suas atividades. Gostei.

    ResponderExcluir