O nome próprio tem uma
carga afetiva para a criança, além de marcar sua identidade, é o início da
compreensão do sistema de escrita, sendo este a referência para as outras
escritas. É uma forma estável que fornece índices de leitura para a criança: a
letra inicial e a letra final. Através do nome, a criança aprende convenções
(escrita da esquerda para a direita), o nome das letras e a sequência das
letras na escrita (Meyer, 2004).
É importante realizar
um trabalho intencional que leve ao reconhecimento e reprodução do próprio
nome.
A escrita do nome fornece às crianças um repertório básico de letras que lhes servirá de fonte de informação para produzir outras escritas.
|
Escrita da letra inicial do nome |
|
Identificando o nome |
|
Atividade em sala: escrita, identificação e colagem da letra inicial do nome. |
|
Eles ainda não conseguem recortar corretamente a letra inicial do nome, apesar de identificá-la em livros e revistas. |
|
Conteúdos trabalhados na aula: letra inicial do próprio nome e cores primárias |
Na rotina da sala de aula, em especial na Educação
Infantil; sugere-se o momento da “chamadinha” onde o educador trabalha com os
nomes das crianças da turma. Além de ajudar na socialização, este momento
colabora para a ampliação e consolidação do conhecimento sobre escrita que as
crianças já têm e que "colocam em prática" nesse momento.
|
Chamadinha: cartaz de pregas com os nomes das crianças |
|
Fazendo a letra inicial do nome utilizando palitos de picolé. |
Parabéns pelo blog e pelas atividades
ResponderExcluirParabéns, Simone. Ótimas atividades. Usarei como inspiração para trabalhar o nome com os meus pequenos.
ResponderExcluirMuito divertida, suas atividades. Gostei.
ResponderExcluirLegal!
ResponderExcluir