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sexta-feira, 3 de maio de 2013

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL por Ana Beatriz Rinaldi



                Sem o estudo da Psicomotricidade não podemos  compreender com profundidade como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar pôr meio deste corpo, localizando-se no tempo e no espaço.
            A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal, o que facilitará a orientação espacial.
          Para que ocorra o Desenvolvimento Psicomotor, faz-se necessário compreender a ação da Pré-Escola na estimulação do desenvolvimento psicomotor da criança. Não como um trabalho estanque no currículo pré-escolar, mas sim como um cuidado especial da professora em oferecer através das atividades livres e criadoras do dia-a-dia da Pré-Escola, estímulos ao desenvolvimento das percepções e dos movimentos, não se perdendo de vista o ser como um todo, único e essencialmente psicológico e social”. (Rita de Cássia Martins Barbosa”: Curso ESAB)
            As  atividades realizadas na Pré Escola, devem ser da escolha da criança para que haja livre expressão. Desta forma, a criança estará desenvolvendo atitudes de iniciativa, responsabilidade, direção da própria atividade e criatividade.        Mas se o trabalho proposto se resumir a fazer a criança seguir linhas,cobrir pontinhos ou áreas pré-determinadas, a criança estará aprendendo a executar tarefas sem considerar se os motivos que as originam são verdadeiros como provenientes de necessidades sua,ou não e pode até formar uma barreira caso resolva comparar o padrão das suas produções com as dos adultos.
Alguns exemplos de materiais que estimulam a psicomotricidade:

Alinhavos:
 Os alinhavos são materiais que estimulam a coordenação viso-motora, a direcionalidade e o controle do tônus muscular.

              Existem modelos disponíveis no comércio, estruturados em vários materiais, desde peças de madeira a emborrachados e tecidos.

                 Dependendo do tipo da figura, os alinhavos podem servir para a ampliação de conhecimentos de diversas áreas e para serem usados com crianças de diversas idades.


       É preciso ter cuidado na escolha do material! Às crianças pequenas não devem ser oferecidas agulhas, mesmo que sejam sem ponta, porque podem oferecer perigo de acidentes.               O mais indicado é um cordão de sapato ou fios de lã ou barbante com as pontas envolvidas em cola plástica, de forma que estejam endurecidas e facilitem o trabalho.
      Com crianças muito agitadas ou hiperativas os alinhavos trazem como resultado, além do que já foi citado, maior concentração e controle da impulsividade.
Enfiagens:
        A ação de enfiar é uma das que mais desenvolve a coordenação viso-motora e a direcionalidade. Tal atividade pode também ser útil quando se pretende trabalhar noções matemáticas importantes para a construção da ideia de número, tais como as de ordem e série.








            O importante é a escolha do material. As contas ou qualquer outro material utilizado não devem ser muito pequenos, porque o tamanho está intimamente ligado à habilidade necessária para o seu manuseio  Quanto menor o material, mais habilidade manual exige. O fio não deve ser muito fino e tem que possuir a flexibilidade necessária para que as crianças possam manuseá-lo sem muito esforço e tensão suficiente para que os objetos não se soltem durante a enfiagem. Os mais indicados são os de algodão.
Os Quebra-Cabeças
      Os quebra-cabeças são jogos que desenvolvem fundamentalmente, mediante exercícios manuais de coordenação viso-motora, a capacidade de análise e síntese por meio de sucessivas desintegrações e integrações do “todo” e suas partes.

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