Visitantes

terça-feira, 4 de junho de 2013

"ERA UMA VEZ..." por SIMONE BAHIA


"ANTES DE ENSINAR A LER, É PRECISO ENSINAR  A GOSTAR DE LER"

JUSTIFICATIVA
           "É notório que as histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora na aprendizagem da leitura e escrita. Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular das crianças com os textos, desde cedo, e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os educadores são os principais agentes na promoção dessa prática e a escola, o principal espaço para isso."


História dos três porquinhos
                Assim, pensando na grande contribuição que daria este projeto de leitura na vida educacional de cada um dos meus alunos do Período I é que decidi colocá-lo em prática a partir do mês de junho, uma vez que desde o início do ano letivo não era outra a intenção de favorecer o gosto pela leitura desde muito cedo. A começar pelo ambiente acolhedor e propício para este fim, apreciação e inserção prazerosa no mundo letrado. Portanto, o projeto “Era uma vez...” visa fazer com que a criança tenha prazer em ouvir, ler, assistir e por que não contar histórias?  E a ideia de utilizar a sacola com o material ilustrativo é uma forma a mais de mostrar às crianças a maravilha que é o mundo da leitura. 

História dos três porquinhos
PÚBLICO-ALVO

Todos os alunos do Período I - A e D 


História dos três porquinhos
OBJETIVOS


Proporcionar situações de leitura compartilhada.

Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler ou contar.
Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios.
Participação em situação de conto e leitura de histórias.
Escuta atenta e prazerosa de histórias.
Observação e manuseio de livros.
Desenvolver na criança a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.


Sacola do projeto de leitura "Era uma vez...os três porquinhos" por Simone Bahia
METODOLOGIA

Haverá uma sacola com um livro ou material ilustrativo para que a criança possa usá-lo para ler, ainda que não convencionalmente, ou contar a história ouvida e lida na sala de aula em casa para os familiares. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa. Assim no dia seguinte durante a roda de conversa eles poderão contar a sua maneira a história ou relatar aos colegas e a educadora como foi o momento de leitura em casa.

Sacola do projeto de leitura "Era uma vez...Chapeuzinho Vermelho" por Simone Bahia
PERÍODO

 Junho a dezembro
/2013 
( Inicialmente com as histórias infantis: "Os três porquinhos" e "Chapeuzinho Vermelho")
Sacola do projeto de leitura "Era uma vez...Chapeuzinho Vermelho" por Simone Bahia
Sacola do projeto de leitura "Era uma vez...Chapeuzinho Vermelho" por Simone Bahia
Sacola do projeto de leitura "Era uma vez...Chapeuzinho Vermelho" por Simone Bahia
AVALIAÇÃO

Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno leitor e contador de histórias no seu cotidiano. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário