Período: Durante o ano letivo com edições mensais
Clientela:
Estudantes
e profissionais da Escola Prof. Francisco Nunes.
Professora
responsável: Ma Nilza da Silva Rafalski
Disciplinas possivelmente envolvidas: Matemática; Língua Portuguesa; Hist6ria; Geografia;
Ciências; Ensino da Arte; etc.
Justificativa
Sabe-se que a leitura e um fator essencial na escola e principalmente na vida do
ser humano.
Alem
disso,
sabe-se
ainda que todas as áreas e disciplinas do conhecimento são responsáveis pelo ensino e aprimoramento da leitura. Neste contexto e tomando a Matemática
como fonte de inspiração para ler e aprender cada vez mais e que se lança como proposta viável a criação de um jornalzinho a serviço da Matemática e que tenha como
objetivo primordial incentivar os alunos de 5ª a 8ª série a aprender matemática com mais prazer, além de aprender a estabelecer melhor a relação desta com a
vida real por meio de leituras e descobertas incríveis.
Objetivo Geral
Aprender Matemática através da leitura
Objetivos Específicos
Ter prazer em ler;
Desmistificar a matemática;
Compreender como a matemática surgiu;
Compreender a relação da matemática com a vida;
Desenvolver raciocínio lógico matemático;
Conhecer novos conceitos matemáticos;
Metodologia
O jornalzinho da matemática será desenvolvido pelos alunos de 5ª a 8ª série
da Escola professor Francisco Nunes. Será coordenado pela Profª. Nilza Rafalski que juntamente com os seus alunos espera contar com o apoio da Coordenadora Simone Bahia, da Diretora Rosiane Montreuil e
demais funcionários desta unidade de ensino quando a participação destes for necessária e solicitada.
Pretende-se organizar nove edições do jornalzinho da matemática e para que isso aconteça cada
turma de 5ª a 8ª série terá a responsabilidade de coordenar e preparar todo o material necessário para que cada edição do
jornal seja interessante e atraente para a comunidade escolar de modo a ter boas expectativas para as outras
edições.
Espera-se que este jornal seja organizado de forma a
contemplar os principais instrumentos ou gêneros que compõem a maioria dos jornais impressos. Assim sendo, presume-se que o jornalzinho contenha:
·
Notícia histórica da matemática;
·
Resuminhos de conteúdos apreendidos pelos alunos de 5ª a 8ª série;
·
O craque (aluno interessado que aprende e desenvolve todas as
atividades propostas) do mês em matemática de cada turma;
·
A turma destaque em matemática;
· Resultado de pesquisas;
·
Apresentações de tabelas e gráficos com assuntos relevantes da matemática para a vida;
·
Jogos e quebra-cabeças matemáticos;
·
Textos e piadas que envolvem a matemática; etc.
Recursos
Papel, lápis, caneta, régua, cola, computador, Internet entre outros.
Avaliação
O
jornalzinho será considerado como parte da avaliação trimestral das turmas. Durante
o processo de organização do mesmo serão observados o envolvimento, a
participação dos alunos e o desempenho das turmas para confecção e edição do
jornal
Parabéns!
ResponderExcluir