Visitantes

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Projeto de ensino aprendizagem da Matemática

                               Período: Durante o ano letivo com edições mensais
Clientela: Estudantes e profissionais da Escola Prof. Francisco Nunes.
Professora responsável: Ma Nilza da Silva Rafalski
Disciplinas possivelmente envolvidas: Matemática; Língua Portuguesa; Hist6ria; Geografia
Ciências; Ensino da Arte; etc. 


Justificativa

Sabe-se que a leitura e um fator essencial na escola e principalmente na vida do ser humano. Alem disso, sabe-se ainda que todas as áreas e disciplinas do conhecimento são responsáveis pelo ensino e aprimoramento da leitura. Neste contexto e tomando a Matemática como fonte de inspirão para ler e aprender cada vez mais e que se lança como proposta viável a criação de um jornalzinho a serviço da Matemática e que tenha como objetivo primordial incentivar os alunos de 5ª a 8ª série a aprender matemática com mais prazer, além de aprender a estabelecer melhor a relação desta com a vida real por meio de leituras e descobertas incríveis. 
Objetivo Geral
                       Aprender Matemática através da leitura
Objetivos Específicos
                       Ter prazer em ler;
                       Desmistificar a matemática;
                       Compreender como a matemática surgiu;
                       Compreender a relação da matemática com a vida
                       Desenvolver raciocínio lógico matemático;
                       Conhecer novos conceitos matemáticos;  

Metodologia
O jornalzinho da matemática será desenvolvido pelos alunos de 5ª a 8ª série da Escola professor Francisco Nunes. Secoordenado pela Profª. Nilza Rafalski que juntamente com os seus alunos espera contar com o apoio da Coordenadora Simone Bahia, da Diretora Rosiane Montreuil e demais funcionários desta unidade de ensino quando a participação destes for necessária e solicitada.
Pretende-se organizar nove edições do jornalzinho da matemática e para que isso aconteça cada turma de 5ª a 8ª série terá a responsabilidade de coordenar e preparar todo o material necessário para que cada edição do jornal seja interessante e atraente para a comunidade escolar de modo a ter boas expectativas para as outras edições.
Espera-se que este jornal seja organizado de forma a contemplar os principais instrumentos ou gêneros que compõem a maioria dos jornais impressos. Assim sendo, presume-se que o jornalzinho contenha:
·        Nocia histórica da matemática;
·       Resuminhos de conteúdos apreendidos pelos alunos de 5ª a 8ª série;
·       O craque (aluno interessado que aprende e desenvolve todas as atividades propostas) do mês em matemática de cada turma;
·       A turma destaque em matemática;
·       Resultado de pesquisas;
·       Apresentações de tabelas e gráficos com assuntos relevantes da matemática para a vida;
·       Jogos e quebra-cabeças matemáticos;
·       Textos e piadas que envolvem a matemática; etc.

Recursos

         Papel, lápis, caneta, régua, cola, computador, Internet entre outros.

Avaliação

   O jornalzinho será considerado como parte da avaliação trimestral das turmas. Durante o processo de organização do mesmo serão observados o envolvimento, a participação dos alunos e o desempenho das turmas para confecção e edição do jornal


Um comentário: