Visitantes

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Projeto Leitura é Vida - 2012


PROJETO LEITURA É VIDA

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Francisco Nunes
Período – 18/04 a 31/05/2012
Clientela – Alunos do 1º, 2º e 3º Ano, alunos da 3ª a 4ª série, alunos do Programa Mais Educação e pais dos alunos da escola.
Pessoal envolvido – Alunos, professores, monitores e professora comunitária do Programa Mais Educação, secretária escolar, gestora escolar, auxiliares administrativos, pessoal de apoio, coordenadora pedagógica e bibliotecária.
Município – Rondon do Pará – PA

JUSTIFICATIVA

Como forma de proporcionar momentos prazerosos de leitura e exploração literária, a escola com o “Projeto Leitura é Vida” envolve alunos, professores e demais funcionários da instituição. Este projeto será um trabalho voltado para a formação do aluno leitor. Percebe-se também que essa prática se faz sempre necessária uma vez que nos deparamos com alunos que ainda não perceberam que a leitura estimula nossa criatividade, torna nossas ações, nossos pensamentos mais ágeis e de certa forma constrói nossa personalidade e nos prepara para a vida fora da escola.
Moramos em um país onde as pessoas pouco leem ou leem apenas por uma obrigação. O que fazer?
“Incentivar o prazer pela leitura e a criatividade, oportunizando um contato mais rico e constante do aluno com a prática da leitura e da escrita, em situações significativas e prazerosas, oferecendo ainda oportunidades de convivência com diversos materiais do mundo letrado, respeitando as opiniões e sua maneira de agir e pensar”.
Diante do exposto a escola, precisa conquistar e estimular cada vez mais essa prática por meio de estratégias direcionadas para a leitura e a escrita. Essas estratégias devem ser conhecidas por todos os profissionais da escola com a intenção de apoiar e reforçar o trabalho dos professores.
Partindo desse pressuposto, traçam-se ações de interação do aluno com o material de leitura, onde o desafio é desvendar uma nova aprendizagem vivenciando descobertas e consequentemente situações de compreensão do mundo letrado.
O trabalho com diversidade de textos de diferentes gêneros deve ser realizado durante todo o ano letivo em ações efetivas do cotidiano, mostrando para o aluno que o mundo está cheio de coisas escritas, basta verem-las e compreendê-las.
Ao se fazer a seleção de algumas ações relevantes a essa prática, convém analisá-las e aplicá-las com critérios de competência e compromisso.



OBJETIVOS

  • Valorizar os livros como meios de informações;
  • Desenvolver a expressão verbal;
  • Despertar o gosto e o interesse pela leitura;
  • Argumentar sobre os textos lidos e ouvidos;
  • Estimular a imaginação;
  • Expor trabalhos produzidos pelos alunos como forma de incentivo à leitura;
  • Divulgar o trabalho realizado em sala de aula;
  • Oportunizar um maior contato com a literatura;
  • Conhecer diferentes tipos e gêneros textuais levando em consideração as características de cada um;
  • Desenvolver a habilidade de leitura como busca de informações de forma prazerosa;
  • Ouvir, assistir e ler histórias com compreensão.

PROCEDIMENTOS E METODOLOGIAS

  • Ornamentação da escola
            - Frases de incentivo a leitura,
            - Murais alusivos à literatura infantil;
            - Exposição na biblioteca e nas salas de aula de livros, revistas entre outros materiais de leitura;
            - Cantinho de leitura nas salas de aula
                  Observação: O cantinho deverá ser um lugar de destaque na sala de aula. O Professor fará a abertura do trabalho do “Projeto Leitura é Vida”, apresentando a tipologia e o gênero textual escolhido para os alunos.

  • Apresentação e abertura do “Projeto Leitura é Vida” no pátio da escola 18/04/2012
            - Leitura de um texto alusivo ao projeto a ser desenvolvido na escola
            - Dramatização em homenagem ao dia nacional do livro infantil com a turma do "Sítio do Picapau Amarelo".
            - Apresentação musical "imagine" de John Lennon.
            - Coreografia  “O mundo da fantasia”.
  • Leitura de fruição – diariamente inicia-se a aula com a leitura de textos de acordo com o gênero textual selecionado para cada série/ano sem cobrança de conteúdo; Ou seja, a cada dia uma série/ano é responsável pela leitura de fruição em todas as salas ou ambientes da escola.
  • Avental, varal ou envelope de e.v.a na sala de aula com os textos lidos na leitura de fruição;
  • Exposição de diferentes gêneros textuais (fábulas, letras de música, clássicos da literatura infantil, textos instrucionais e poesias).
  • Jornada da leitura com toda comunidade escolar - leitura em voz alta no microfone no pátio da escola;
  • Exposição de coletâneas com textos lidos na jornada de leitura;
  • Visita dos pais às salas de aulas (a critério dos professores)
  • Leitura de tipos e gêneros de textos diversificados em sala de aula e na biblioteca.
  • Confecção de livros e coletâneas de textos produzidos pelos alunos;
  • Dramatizações;
  • Musical infantil – com cantigas de roda
  • Dramatização dos contos infantis
  • Visitas semanais a biblioteca e a sala de informática (leitura virtual)
  • Formação de contadores de histórias a cada quinze dias – alunos, funcionários e pais contam histórias.
  • Família na Escola - os pais serão os oradores e leitores dos textos ou histórias infantis;
  • Sessões de vídeo com temáticas do “Projeto Leitura é Vida”, em especial, episódios do Sítio do Picapau Amarelo;
  • Exposição de algumas obras de Monteiro Lobato;
  • Exposição de obras e biografias de alguns escritores;
  • Releituras de obras de alguns artistas por meio de desenhos, colagens entre outros.
  • Apresentação de um Almanaque, confeccionado a partir das atividades desenvolvidas durante a execução do projeto.

RECURSOS

  • Cd’s de músicas e histórias infantis,
  • Dvd’s com histórias infantis,
  • Livros de histórias infantis,
  • Aparelho de som, e etc.
  • Atividades xerocadas alusivas à literatura infantil


AVALIAÇÃO

A avaliação do “Projeto Leitura é Vida” ocorrerá de forma contínua e processual durante todo o período da sua execução, e será alcançado o nosso propósito se os alunos demonstrarem interesse pelas atividades desenvolvidas, bem como a participação de toda a comunidade escolar nessas atividades.

CULMINÂNCIA

         O resultado do trabalho das atividades do “Projeto Leitura é Vida” será socializado no período de 30/05 a 31/05/2012 no pátio da Escola.

Sugestões de atividades a serem desenvolvidas no “Projeto Leitura é Vida”

1º Ano - Música e Coreografia Infantil

  • Se possível decorar com objetos ou ilustração das músicas infantis
  • Varal com as letras das músicas infantis
  • Dramatização de músicas ou cantigas de roda.
  • Interpretação, dramatização e ilustração de músicas infantis ou cantigas de roda.
  • Na porta da sala identificação do tema a ser trabalhado
  • Leitura com uso do microfone
  • Vivendo a dramatização das músicas ou cantigas de roda em sala de aula
  • Apresentação da turma no pátio da escola.

2º Ano - Clássicos da Literatura Infantil

Ø  Decoração do cantinho com o tema a ser trabalhado
Ø  Varal os clássicos da literatura infantil
Ø  Móbiles
Ø  Exposição de livros no cantinho
Ø  Caracterização de personagens
Ø  Vivendo os clássicos em sala de aula
Ø  Confecção de livros
Ø  Interpretação e ilustração dos clássicos da literatura infantil
Ø  Tipologia e gênero literário
Ø  Apresentação da turma no pátio da escola

3º Ano – Fábulas

Ø  Decoração do Cantinho
Ø  Móbiles ou máscaras dos personagens das fábulas;
Ø  Varal de textos (fábulas)
Ø  Na porta da sala identificação do tema a ser trabalhado
Ø  Estudo do gênero e da tipologia textual
Ø  Interpretação e ilustração das fábulas
Ø  Leitura no microfone
Ø  Apresentação da turma no pátio da escola

3ª Série – Textos instrucionais

Ø  Decoração do Cantinho
Ø  Varal de textos
Ø  Na porta da sala identificação do tema a ser trabalhado
Ø  Estudo do gênero e da tipologia textual
Ø  Interpretação e ilustração dos textos
Ø  Leitura no microfone
Ø  Apresentação da turma no pátio da escola

4ª Série – Poesias

Ø  Decoração do Cantinho
Ø  Varal de poesias
Ø  Na porta da sala identificação do tema a ser trabalhado
Ø  Estudo do gênero e da tipologia textual
Ø  Interpretação e ilustração
Ø  Leitura no microfone
Ø  Apresentação da turma no pátio da escola

Programa Mais Educação –

Ø  Decoração do Cantinho de leitura
Ø  Estudo do gênero e da tipologia textual (fábula, música, contos, poesias e textos instrucionais)
Ø  Interpretação, ilustração, coreografia e dramatização
Ø  Leitura no microfone
Ø  Apresentação da turma no pátio da escola


Abertura do Projeto Leitura é vida no pátio da escola
 “O mundo da fantasia”.




 Apresentação musical: Imagine de John Lennon

Turma do Sítio do Picapau Amarelo


Um comentário:

  1. parabéns pela iniciativa da equipe ,votos que este belíssimo trabalho continue pois ler é tudo .

    ResponderExcluir